Inicialmente o ano era dividido em duas partes, a saber:
O período quente (em latim: "ver"): era dividido em três fases: o Prima Vera (literalmente "primeiro verão"), de temperatura e umidade moderadas, o Tempus Veranus (literalmente "tempo da frutificação"), de temperatura e umidade elevadas, e o Æstivum (em português traduzido como "estio"), de temperatura elevada e baixa umidade.
O período frio (em latim: "hiems") era dividido em apenas duas fases: o Tempus Autumnus (literalmente "tempo do ocaso"), em que as temperaturas entram em declínio gradual, e oTempus Hibernus, a época mais fria do ano, marcada pela neve e ausência de fertilidade.
Posteriormente, para ajustar as estações à posição exata dos equinócios e solstícios, correlacionando-as com a influência da translação associada à mudança no eixo de inclinação da Terra, convencionou-se, no Ocidente, dividir o ano em somente quatro estações.
Vale a pena lembrar que certas culturas ainda dividem o ano em cinco estações, como a China.
Países como a Índia dividem o ano em apenas três estações: uma estação quente, uma estação fria e uma estação chuvosa.
Já no continente Africano, países comoAngola só têm duas estações, a das chuvas, quente e úmida, e o cacimbo, seca e ligeiramente mais fresca, principalmente à noite.
A beleza das estações geográficas está em que todos os dias temos um novo amanhecer, um novo anoitecer, um novo céu.
Estações geográficas
Um ano de amanhecer
Amanhecer no espaço
Anoitecer no Aeroporto de Gatwick, UK
Amanhecer do espaço - de Rio de Janeiro a Buenos Aires
Por do Sol - Rio de Janeiro
Neblina - Rio de Janeiro
O céu - Cerro Paranal - Chile - altitude 2635m (VLT)
Fonte texto: Wikipédia