12 de jun. de 2011

Onde estão as minhas estrelas?

Olho para o céu e não vejo estrelas, meu céu está escondido, não posso ver as estrelas. Será que posso fazer alguma coisa para mudar isso?
Poluição luminosa. Como posso melhorar o meu céu ?
Simples. É só mudar as cúpulas e as lâmpadas das luminárias e postes e não só o meu céu aparecerá como todo o ecossistema em que vivo agradecerá, juntamente com o meu bolso.
Veja como você também pode fazer isso em detalhes no trabalho de José Carlos Diniz, Grupo de astrofotografia do Planetário do RJ, CARJ, REA, CANF:
Poluição Luminosa - Trabalho apresentado no II ENAST e IV Encontro Brasileiro de Ensino de Astronomia

Simule a poluição luminosa e os diversos tipos de iluminação em ( inglês) :
Lighting & Light pollution simulator

Informe-se também em:
Poluição Luminosa Wiki
International Dark-Sky Association

Ajude a divulgar essa idéia. Assim todos poderemos ver as estrelas novamente.