24 de set. de 2012

De volta à Lua


Em 20 de Junho de 1969, a missão Apollo 11 levou o Homem à Lua pela primeira vez.
O NASA Lunar Reconnaissance Orbiter está conduzindo a NASA de volta à Lua.




Armstrong, Collins e Aldrin   




Missão Apolo 11








Lunar Reconnaissance Orbiter
O objetivo primário do NASA Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) é conduzir as investigações para o preparo de futura exploração lunar.
Especificamente o LRO procura lugares seguros para pouso, locais de recursos potenciais, com atenção especial à possibilidade de àgua em forma de gelo, e caracterizar os efeitos da exposição prolongada ao ambiente de radiação lunar.
Em adição à essa missão exploratória, o LRO também retorna dados científicos ricos para a compreensão da topografia da Lua e sua composição. 
Sete instrumentos científicos compõe o LRO, nos enviando imagens, topografia, temperatura e outros dados.
Lançado com o LRO, o Lunar CRater Observation and Sensing Satellite (LCROSS), satélite parceiro para pesquisa de àgua em forma de gelo na Lua.


Base da Apollo 11, primeira vez o Homem na Lua.
Imagem capturada pela camera do LRO,  a 
24 km (15 miles) de altura da superfície lunar. Clique para aumentar.
Lunar Module (LM), Passive Seismic Experiment Package (PSEP), Laser Ranging RetroReflector (LRRR), cobertura descartada do LRRR




From the Earth to the Moon”  é produzido a partir de um álbum integrado de imagens lunares e mensurações topográficas. O video não é uma sequencia de animação ou renderização artística da Lua.  
A maior parte das imagens e dados topográficos foram obtidos pelo NASA Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), em particular, pelos times da NASA Lunar Reconnaissance Orbiter Camera (LROC) e do Lunar Orbiter Laser Altimeter (LOLA), e renderizados por Robert Kooima em Louisiana State University, e pelo Goddard Space Flight Center Scientific Visualization Studio.